A hiperidrose é caracterizada pelo excesso de produção de suor, que ocorre principalmente nas palmas das mãos, plantas dos pés e axilas. O suor excessivo pode causar constrangimento e baixa autoestima, o que dificulta o dia-a-dia das pessoas ao tornar difíceis situações simples como um aperto de mão, o manuseio de papéis, o calçamento de sapatos e até mesmo dançar e se divertir numa festa. Pela insegurança e desconforto que causa, a hiperidrose pode atrapalhar a vida afetiva e profissional também.
Sua etiologia é desconhecida, mas a genética, o estresse, a obesidade e as alterações endócrinas e neurológicas podem estar envolvidas. O tratamento consiste no uso de loções que diminuam a sudorese à base de alúmen de potássio e cloridrato de alumínio. A aplicação da Toxina Botulínica é um método alternativo e tem sido preconizada para bloquear a inervação da glândula e diminuir o estímulo que leva à sudorese. Pode ser aplicada nas axilas, palmas e plantas dos pés e no couro cabeludo. Os efeitos desse tratamento duram, em média, oito meses.
Há ainda a opção do tratamento cirúrgico que é a simpatectomia, cuja interrupção de transpiração na região é decorrente do corte de nervos. A cirurgia traz como efeito colateral a transpiração compensatória em outras áreas, além de efeitos adversos inerentes a uma invasão cirúrgica. Existem também casos de transpiração associado ao mau cheiro, decorrente da degradação do suor por bactérias sediadas na região e agravada pelo estresse, e por tecidos materiais sintéticos em roupas, meias e sapatos. A orientação em casos como esse é o uso não só de sabonetes anticépticos para eliminar os fatores agravantes, mas também de soluções especiais, utilizadas para hiperidrose simples ou associadas à antibactericídas ou antifúngicos. É bom evitar cremes ou desodorantes roll-on, que favorecem a proliferação de bactérias e aumentam o mau cheiro. Também podem entupir as glândulas de suor, o que pode causar o surgimento de nódulos dolorosos que assustam o paciente, sendo muitas vezes confundidos com furúnculos.